São Benedito e São Benedito das Flores

São Benedito e São Benedito das Flores

São Benedito nasceu na Itália e era capuchinho. No convento onde morava uma das funções que exerceu foi a de cozinheiro.
Existem 2 tipos de imagem de S. Benedito: uma com o menino Jesus no colo e a imagem que carrega flores nas mãos, que simbolizam o primeiro milagre, a transformação  de alimentos em flores.
Sempre preocupado com os mais pobres e que não tinham alimento diário, retirava alguns alimentos do convento, escondia-os dentro da roupa e levava aos famintos nas ruelas das cidades.
Surpreendido pelo Superior do Convento que lhe perguntou:
“O que escondes aí, embaixo de teu manto, irmão Benedito?”
O qual humildemente respondeu:
“Rosas, meu Senhor!”
E abrindo o manto apareceram rosas de rara beleza.
O Menino Jesus no colo de São Benedito
 
O Menino Jesus no colo de São Benedito tem dois significados. O primeiro é uma referência à experiência sobrenatural que São Benedito viveu várias vezes com Menino Jesus. Muitas testemunhas viram o santo em profunda oração, tendo em seus braços o Menino Jesus. O segundo significado é a presença de Deus na vida de São Benedito. Isso transpareceu através da humildade, da alegria, da santidade e dos milagres operados através do santo. Dentre eles destacam-se ressurreições de dois meninos, curas de cegos e surdos e a multiplicação de pães e peixes. Por isso ele é o santo protetor dos cozinheiros.
Morreu aos 65 anos, em 04 de abril de 1598 em Palermo, na Itália.

Este post também está disponível em: Inglês

No Comments

Post A Comment