Flávio Dino entrega obra sacra ao papa

Flávio Dino entrega obra sacra ao papa

Como forma de divulgar a cultura brasileira, ele ofertou ao papa imagem feita por Hélio Petrus, artista mineiro.

O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio Dino, se encontrou com o papa Francisco, no Palácio São Joaquim, na Glória (RJ). O encontro com o pontífice teve como objetivo a entrega de uma imagem de São Francisco de Assis feita pelo artista mineiro Hélio Petrus. “O turismo religioso é um importante nicho do segmento de turismo cultural no Brasil. Além dos incontáveis roteiros religiosos, como Aparecida (SP) e o Círio de Nazaré (PA), existem muitas obras sacras e igrejas que atraem o público estrangeiro”, lembra Dino.

Petrus é conhecido por seus trabalhos e considerado um dos inovadores do estilo barroco. Com inspiração nas obras de Aleijadinho e outros artistas do século XVIII, o escultor mineiro de 70 anos tem obras espalhadas pela Europa, Estados Unidos e Ásia.

“A arte faz parte da cultura, um dos aspectos mais fascinantes do Brasil. Por isso, a Embratur quis presentear o Papa com uma imagem que representa os artistas sacros brasileiros”, diz o presidente da Embratur.

O encontro de Flávio Dino com Sua Santidade faz parte da série de ações que a Embratur está fazendo para promover o Brasil como destino turístico durante a Jornada Mundial da Juventude.

Sobre Hélio Petrus

Com formação seminarista, Petrus é pesquisador e estudioso da arte barroca e retrata as imagens que compõem a iconografia religiosa.

Atualmente, o artista imprime um tratamento moderno às suas peças entalhadas no cedro rosa, ao adotar cores suaves e a pátina em diversas tonalidades, além da tradicional policromia com folha de ouro, como a imagem de São Francisco de Assis entregue ao Papa por Flávio Dino.

Fonte: Blog EMBRATUR (26/07/2013)

Este post também está disponível em: Portuguese (Brazil)

No Comments

Post A Comment