Casarão da Cultura de Rio Claro recebeu exposição de arte sacra

Casarão da Cultura de Rio Claro recebeu exposição de arte sacra

A rica arte sacra brasileira, que tem no artista mineiro Hélio Petrus uma de suas maiores expressões vivas, pode ser vista no Casarão da Cultura de Rio Claro entre os dias 02 e 12 de Junho. As mais de 50 peças expostas puderam ser apreciadas pelo público até dia 12.

Realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, a exposição apresentou ao público da cidade e região a obra de um dos raros artistas do gênero que ainda trabalha a madeira no estilo barroco, diz a curadora Léa Maria de Sales Cunha.  “É um dos escultores mais prestigiados do Brasil, com reconhecimento internacional, e muitas de suas obras estão espalhadas pelo mundo, nas mãos de colecionadores”, conclui. “Trata-se de um trabalho muito rico em detalhes, de expressões serenas, harmoniosas, que evocam uma dimensão espiritual inspiradora”, descreve o secretário Sérgio Desiderá

Entre as obras que destacam a arte de Petrus está uma imagem de São Francisco que foi presenteada pelo governo brasileiro ao Papa Francisco, por ocasião de sua visita ao Brasil, durante a Jornada Mundial da Juventude. Petrus, que produz arte sacra desde 1970, já teve seus trabalhos expostos em grandes museus brasileiros e cidades como Belo Horizonte, Ribeirão Preto e São José dos Campos, entre outras.

O prestígio do artista é incontestável. Sua exposição no Museu de Arte Sacra de São Paulo, por exemplo, permaneceu aberta por oito meses, atestando o interesse do público e da crítica pelos seus trabalhos. “É, portanto, uma oportunidade muito especial para que os rio-clarenses tomem contato com a arte sacra brasileira, reconhecida e prestigiada no País e no exterior”, afirma a coordenadora do Casarão da Cultura, Ilídia Faneco.

A exposição se inseriu no calendário de eventos do mês de aniversário de Rio Claro.

1Comment
  • rs graham
    Posted at 06:53h, 23 junho Responder

    What a marvelous event!

Post A Comment